Com o ritmo acelerado do trabalho e do lar, e estando constantemente inundados pela tecnologia e ainda querendo ter tempo para se ligar com os que nos rodeiam, as nossas vidas podem por vezes parecer esmagadoras e stressantes.

Na sociedade de hoje, o stress e a mudança são muitas vezes considerados como a mesma coisa. O stress é uma resposta fisiológica e psicológica a situações em que o corpo e a mente consideram ser esmagadoras. Perguntamo-nos frequentemente como devemos gerir o stress. Há muitas formas de gerir o stress e reduzir o stress global das atividades do dia-a-dia:

  1. Use a meditação guiada.

A meditação guiada é uma ótima forma de se distrair do stress do dia-a-dia. Há muitas meditações guiadas disponíveis na Internet que o podem ajudar a encontrar 5 minutos de relaxamento centrado.

  1. Pratique respiração profunda.

A respiração profunda é uma excelente forma de reduzir a ativação do seu sistema nervoso simpático, que controla a resposta do corpo a uma ameaça percebida. Respirações profundas até uma contagem de cinco segundos, mantidas durante dois segundos e libertadas até uma contagem de cinco segundos, podem ajudar a ativar o seu sistema nervoso parassimpático, o que ajuda a reduzir o stress geral e a ansiedade que possa estar a sentir.

  1. Pratique exercício físico e uma boa nutrição.

O exercício físico e a nutrição são dois componentes importantes na forma como responde ao stress. Quando o seu corpo está saudável, a sua mente pode estar saudável e vice-versa. O exercício físico é comprovadamente um grande aliviador do stress e também ajuda a melhorar a sua qualidade de vida em geral. A nutrição é importante porque o stress pode esgotar certas vitaminas, tais como o complexo A, B, C e E. Manter uma nutrição adequada não só ajuda o seu corpo a sentir-se melhor, mas também a sua mente, o que lhe permite combater melhor o stress.

  1. Gerir o tempo das redes sociais.

Passar tempo nas redes sociais pode tornar-se stressante, não só pelo que podemos ver nelas, mas também porque o tempo que está a gastar em redes sociais pode ser melhor gasto a desfrutar de visitas com amigos, estar no exterior a desfrutar do tempo ou a ler um grande livro.

  1. Ligue-se a outros.

Os seres humanos são seres sociais. É preciso ter ligações com as pessoas para se sentir apoiado. Encontrar um sentido de comunidade – seja no trabalho, com uma organização religiosa, ou através de atividades partilhadas, tais como desportos organizados – é importante para o seu bem-estar. Desfrutar de uma atividade partilhada permite-lhe encontrar apoio e fomentar relações que podem ser de apoio em tempos difíceis.

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