Podemos pensar que apenas os fumadores estarão expostos a todos os efeitos negativos do tabaco, mas hoje em dia, sabe-se que o fumo dos cigarros transporta substâncias nocivas e que vão afetar não só quem está a fumar, mas quem está à sua volta, os chamados fumadores passivos.

Quando alguém respira fumo passivo, está a inalar o fumo vindo da ponta do cigarro e o fumo expirado pelo próprio fumador, misturado com o ar ambiente. Mesmo que não seja inalado diretamente, o fumo vindo da ponta do cigarro tem níveis bastante elevados de químicos e de substâncias cancerígenas, o que torna este fumo 4 vezes mais prejudicial do que o fumo expirado por um fumador.

Assim, ser um fumador passivo pode levar a um aumento do risco de cancro, doenças pulmonares, enfarte e doenças cardíacas. Infelizmente, todos os anos morrem milhares de pessoas por doenças causadas pelo fumo passivo, como enfisema e cancro do pulmão. Um não-fumador que esteja exposto de forma constante ao fumo passivo está 25% mais suscetível de ter cancro do pulmão.

As crianças são particularmente suscetíveis ao fumo passivo e aos seus efeitos. Quando um bebé ou uma criança está exposto às substâncias do fumo passivo, está mais suscetível a desenvolver problemas respiratórios como a asma, já que os seus pulmões ainda não estão totalmente desenvolvidos. Uma criança que viva com um fumador está também mais propensa a tosse, constipações, otites ou até ao desenvolvimento de meningite. Por isso é que no nosso país não se pode fumar no carro se tiver crianças a bordo: é que, ao fumar neste espaço fechado, está a aumentar em muito a exposição dos passageiros.

Mesmo com a janela aberta, o fumo do cigarro pode ficar no ar por mais de duas horas, mesmo que não o consiga ver nem cheirar. Vários estudos mostram que a maioria do fumo do tabaco é invisível, encontrando-se presente em superfícies como roupas ou até brinquedos dos seus filhos. Por isso, se vai fumar, procure fazê-lo sempre na rua, num local bem ventilado, e sempre longe de outras pessoas, para que estas não fiquem expostas ao seu fumo passivo.

Responder